QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Artista Visual ✪ Edição de vídeo ✪ Criação de vinhetas ✪ Ilustração digital ✪ Pesquisa Arquétipos na Arte Contemporânea da América Latina ✪ Mediação público/ obra

Contato

e - mail : carolixerocos@gmail.com

CAROLINA VELASQUEZ

CAROLINA VELASQUEZ

Portifólio Carolina Velasquez

Carolina Velasquez

Processo Criativo




                                                 

                                     A mulher e o Fabuloso. 2014. Carolina Velasquez


                                                       
                                                   Carolina Velasquez

      Bacharel em Artes Visuais pela Unesp SP, formada em 2002.

     Em seu processo criativo possui uma narrativa arquetípica e surrealista, sua linguagem principal PINTURA expande para outros campos: escultura, costura, fotografia, performance e desenho. Atualmente é artista do Programa de Residência artística da Casa das Caldeiras 2014. Mora em São Paulo.

    A artista tem como estrutura de sua poética a inserção de si mesma como personagem interagindo com objetos e seres inventados em paisagens e situações cotidianas. Utiliza-se de praias, florestas e cidades para formar paisagens panorâmicas, tal como eram construídas as paisagens 3⁄4 por artistas holandeses.

   O gesto do deslocamento da memória predomina em sua produção, deslocar o olhar comum do público sobre: cenas cotidianas, paisagens e seres, trazendo a tona situações surreais que constroem a ponte entre o consciente, a memória simbólica e o inconsciente.

   Utiliza-se da técnica da costura para trazer ao tridimensional os seres primordiais que resgata de sua pesquisa acerca das mitologias e simbologias presentes em antigas civilizações.
    
    A ordem é a interação de seu eu - corpo feminino com suas esculturas, isso resulta no suporte desenho ou na performance seguida da fotografia; por vezes acopla em seu corpo as esculturas coloridas, estas atuam sob o nome orgãos internos, que podem ter significado físico da função de manter a vida daquele que o possui ou o aspecto metafórico de representar a vida daquele que o possui, esta linha de pesquisa é nomeada por POLIPEROS – corpo sem orgãos, fundamentada pela teoria de Antonin Artaud sobre o corpo e sua possibilidade de ação

    Por vezes os orgãos internos deixam de ser orgãos para virarem corpos inteiros, seres completos que surgem do inconsciente da autora, como um múltiplo de seu espirito, a dança da artista com seu outro eu, nos revela suas relações com sua memória, origem e ancestralidade.

   Algumas vezes os seres são construídos através de várias mãos, proposições do fazer artístico são realizadas pela artista em convite ao público, estes leigos ou não em arte, podem expressar sua memória no feitio de seres, objetos, simbolos que acrescentem realidade e paisagem à cena proposta; o resultado é o objetivo da poética de Carolina, a reconstrução coletiva do olhar, da memória, da inconsciência pela visita `as camadas do que chamamos de cum grano salis, nosso inconsciente coletivo.




                                       A mulher , o mar e outras naturezas.2012. Carolina Velasquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário