PORTIFÓLIO
CAROLINA VELASQUEZ.JAN/2013
Carolina Velasquez, brasileira, nascida em 1978, vive e trabalha em São
Paulo
Formada em Artes Visuais pela Unesp, em 2002. Tem sua produção artística
estruturada pela relação vida pessoal e a arte.
Analisa a influência de símbolos e arquétipos em suas imagens e pesquisa
a influência e significado dos mesmos sobre os tipos humanos pela Análise Junguiana.
Carolina reconstrói seus sonhos através de pinturas, esculturas, videos
e fotografias.
Filha de Bolivianos, tem uma nítida influência da paleta de cores
Latina, utiliza flores de plástico, fitas de seda, lantejoulas, montando
composições marcadas pelas cores.
PORTIFOLIO
CAROLINA VELASQUEZ
Desenho digital desenvolvido apra o Instituto ALANA. 2013 |
Desenho digital desenvolvido apra o Instituto ALANA. 2013 |
Detalhe da Pintura SANTA.2012. 160 X 110 cm.Carolina Velasquez
Pintura instalada em alcova na Casa das Caldeiras. Exposição nov 2012.
Trabalha temas do cotidiano, como as contradições do ser feminino na
história da sociedade (
Pintura A SANTA, vídeo e série de
fotos O CORAÇÃO, O MAR E OUTRAS NATUREZAS).
PORTIFOLIO
CAROLINA VELASQUEZ
Possui produção de Murais – Pintura em lugares públicos. Intervenção
urbana FLORESTA DE SÍMBOLOS. Em parceria com o artista Felipe Ruído.
Parte de Mural Pintura realizado no Centro da Cidade de São
Paulo. Dimensão Total: 23 metros. 2012. Spray e látex s/ concreto. Carolina
Velasquez. FLORESTA DE SIMBOLOS
PINTURAS – DESENHOS
PRIMÓRDIOS.2012. Acrílica s/ tela. 1,40 X 1,70 m. Carolina
Velasquez
PORTIFOLIO
CAROLINA VELASQUEZ
Desenvolve atualmente a produção do PANTEÃO do IMAGINÁRIO, com o objetivo
de recriar seres primordiais presentes em diversos mitos de criação do mundo e
outros inexistentes na história dos símbolos. Estes seres em sua maioria tem
formas fantásticas e antropomórficas, alguns em grande dimensão.
Boi
O trabalho da artista busca lugares públicos e interação com o público,
tem um visual e material lúdico, como o tecido feltro e o recheio “miolo de
boneca”
Desenvolve seus trabahos através da linguagem do Carnaval ( tem pesquisa
nos diversos tipos: Brasileiro – SP/ RJ e Nordeste, Europeu e Bolíviano; como
se o conjunto de sua obra fizesse parte de um grande cortejo
Obra TOURO. Pintura digital. 2011. Carolina Velasquez
Imagem ampliada e colada em madeira, posteriormente. Dimensão
140 X 1,40 m
PINTURAS Lambe -
lambe
(…) As coisas têm
corpo. Espaço penetrável de passagem. Nos trabalhos de Carolina Velasquez,
mesmo a pintura é penetrável, participante, herdeira de ludicidade, como se a
cor, o ser, o símbolo, a linha, os suportes de papelão ou madeira de suas
pinturas quisessem brincar com o nosso aparente distanciamento. Nossa
transcendência diante de sua bidimensionalidade. Como em Miró, Dubuffet e
Basquiat, a pintura de Carolina tem urgência de comunicação, é anti-clássica,
persegue o fabuloso, o cotidiano, o memorial, parece pedir a participação.
Pedir imanência. (…)
Trecho de texto assinado pelo escritor Marcelo Maluf. Título: O corpo pede passagem
em Carolina Velasquez
Estas obras tem base na comunicação entre a obra e o
público, é uma comunicação através dos sentidos, passa pela palavra e vai até o
corpo do espectador. Por isso, há a necessidade da obra existir em lugares de
passagem, de permanência das pessoas em grupos , lugares onde não seja comum a
exposição de objetos de arte e pinturas -
murais.
Pinturas -murais: Técnica
de colagem sobre madeira ( Lambe –Lambe) de 2 X 4 metros
Média de tamanhos pretendidos: 2 x 4 metros de altura
PORTIFOLIO
CAROLINA VELASQUEZ
Jacaré de chita – 1,70 X 0,40X 0,30 m. de 2009. Escultura.
Carolina Velasquez
Obra ESTANDARTE, 2009. 2,50X1,50m
Carolina Velasquez
PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ
Título: Exu. 2008. Escultura. Dimensões: 1,10 X 0,70 X 0,20 m.
Material: tecido e espuma. Carolina Velasquez.
PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ
Carolina produz instalações que simulam rituais que envolvem sua propria
pessoa através do boneco florido crucificado, este é exposto na cidade de São
Paulo em lugares públicos;
Instalação MEU CORPO COMO UM EBÓ.2012. Carolina Velasquez
Obra exposta na Caldeira principal da Casa das Caldeiras. O público foi
convidado a entregar uma oferenda ao
Orixá Oxum, através da entrega de flores aos pés da escultura
crucificada.
PORTIFOLIO
CAROLINA VELASQUEZ
Pesquisa da inserção de objetos e de seu corpo na paisagem produzindo relações
através do contraste de materiais, suas cores e principalmente da justaposição
de suas essências.
Frame do vídeo A MULHER, O MAR E OUTRAS NATUREZAS, projetado em
Exposição novembro de 2012. Casa das Caldeiras
Escultura. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Feltro, linha e miolo
de boneca
Escultura. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Feltro, linha e miolo
de boneca
FOTOGRAFIA. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Mar, Feltro, linha e miolo de boneca
FOTOGRAFIA. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Paisagem, Feltro,
linha e miolo de boneca
Portifolio
CAROLINA VELASQUEZ
Série em Fotografia e video. A MULHER, O MAR E OUTRAS
NATUREZAS. 2012
Aí estava o mar, a mais ininteligível das existências não-humanas.
ali estava a mulher, de pé, o mais ininteligível dos seres vivos.
Como o ser humano fizera um dia uma pergunta sobre si mesmo,
tornara-se
o mais ininteligível dos seres onde circulava sangue.Ela e o mar.
Só poderia haver um encontro de seus mistérios se um se entregasse ao
outro:
a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança
com que se
entregariam duas compreensões.
Lóri olhava o mar, era o que podia fazer. Ele só lhe era delimitado pela
linha do
horizonte, isto é, pela sua incapacidade humana de ver a curvatura da
terra.
Deviam ser seis horas da manhã. O cão livre hesitava na praia, o cão
negro.
Por que é que um cão é tão livre? Porque ele é o mistério vivo que
não se indaga.
A mulher hesita porque vai entrar.
Seu corpo se consola de sua própria exigüidade em relação à vastidão do
mar
porque é a exigüidade do corpo que o permite tornar-se quente e
delimitado, e o
que a tornava pobre e livre gente, com sua parte de liberdade de
cão nas areias.
Esse corpo entrará no ilimitado frio que sem raiva ruge no silêncio
da madrugada.
A mulher não está sabendo: mas está cumprindo uma coragem. Com a praia
vazia nessa hora, ela não tem o exemplo de outros humanos que
transformam a entradano mar em simples jogo leviano de viver. Lóri está
sozinha. O mar salgado não é sozinho porque é salgado e grande, e isso é uma realização da
Natureza. A coragem de Lóri é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir, e agir
sem se conhecer exige coragem.
Trecho do livro UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES de Clarice
Lispector
PORTIFOLIO
CAROLINA VELASQUEZ 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário