QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Artista Visual ✪ Edição de vídeo ✪ Criação de vinhetas ✪ Ilustração digital ✪ Pesquisa Arquétipos na Arte Contemporânea da América Latina ✪ Mediação público/ obra

Contato

e - mail : carolixerocos@gmail.com

CAROLINA VELASQUEZ

CAROLINA VELASQUEZ

Portifólio Carolina Velasquez

Carolina Velasquez

PORTIFOLIO - OBRAS ATUALIZADAS


 PORTIFÓLIO CAROLINA VELASQUEZ.JAN/2013




Carolina Velasquez, brasileira, nascida em 1978, vive e trabalha em São Paulo

Formada em Artes Visuais pela Unesp, em 2002. Tem sua produção artística estruturada pela relação vida pessoal e a arte.

Analisa a influência de símbolos e arquétipos em suas imagens e pesquisa a influência e significado dos mesmos sobre os tipos humanos pela Análise  Junguiana.

Carolina reconstrói seus sonhos através de pinturas, esculturas, videos e fotografias.


Filha de Bolivianos, tem uma nítida influência da paleta de cores Latina, utiliza flores de plástico, fitas de seda, lantejoulas, montando composições marcadas pelas cores.










PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ




Desenho digital desenvolvido apra o Instituto ALANA. 2013

Desenho digital desenvolvido apra o Instituto ALANA. 2013






                       
                             Detalhe da Pintura SANTA.2012. 160 X 110 cm.Carolina Velasquez




           
                      Pintura instalada em alcova na Casa das Caldeiras. Exposição nov 2012.


Trabalha temas do cotidiano, como as contradições do ser feminino na história da sociedade  ( Pintura  A SANTA, vídeo e série de fotos O CORAÇÃO, O MAR E OUTRAS NATUREZAS).



PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ


Possui produção de Murais – Pintura em lugares públicos. Intervenção urbana FLORESTA DE SÍMBOLOS. Em parceria com o artista Felipe Ruído.







Parte de Mural Pintura realizado no Centro da Cidade de São Paulo. Dimensão Total: 23 metros. 2012. Spray e látex s/ concreto. Carolina Velasquez. FLORESTA DE SIMBOLOS






                             PINTURAS – DESENHOS




                          PRIMÓRDIOS.2012. Acrílica s/ tela. 1,40 X 1,70 m. Carolina Velasquez







PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ

Desenvolve atualmente a produção do PANTEÃO do IMAGINÁRIO, com o objetivo de recriar seres primordiais presentes em diversos mitos de criação do mundo e outros inexistentes na história dos símbolos. Estes seres em sua maioria tem formas fantásticas e antropomórficas, alguns em grande dimensão.
Boi

O trabalho da artista busca lugares públicos e interação com o público, tem um visual e material lúdico, como o tecido feltro e o recheio “miolo de boneca”

Desenvolve seus trabahos através da linguagem do Carnaval ( tem pesquisa nos diversos tipos: Brasileiro – SP/ RJ e Nordeste, Europeu e Bolíviano; como se o conjunto de sua obra fizesse parte de um grande cortejo

Obra TOURO. Pintura digital. 2011. Carolina Velasquez
Imagem ampliada e colada em madeira, posteriormente. Dimensão 140 X 1,40 m



                                                                   










     PINTURAS  Lambe - lambe



(…) As coisas têm corpo. Espaço penetrável de passagem. Nos trabalhos de Carolina Velasquez, mesmo a pintura é penetrável, participante, herdeira de ludicidade, como se a cor, o ser, o símbolo, a linha, os suportes de papelão ou madeira de suas pinturas quisessem brincar com o nosso aparente distanciamento. Nossa transcendência diante de sua bidimensionalidade. Como em Miró, Dubuffet e Basquiat, a pintura de Carolina tem urgência de comunicação, é anti-clássica, persegue o fabuloso, o cotidiano, o memorial, parece pedir a participação. Pedir imanência. (…)
Trecho de texto assinado pelo escritor    Marcelo Maluf. Título: O corpo pede passagem em Carolina Velasquez

Estas obras tem base na comunicação entre a obra e o público, é uma comunicação através dos sentidos, passa pela palavra e vai até o corpo do espectador. Por isso, há a necessidade da obra existir em lugares de passagem, de permanência das pessoas em grupos , lugares onde não seja comum a exposição de objetos de arte e pinturas -  murais.

Pinturas -murais:  Técnica de colagem sobre madeira ( Lambe –Lambe) de 2 X 4 metros







                                      Média de tamanhos pretendidos: 2 x 4 metros de altura






PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ




Jacaré de chita – 1,70 X 0,40X 0,30 m. de 2009. Escultura.
Carolina Velasquez
             


Obra ESTANDARTE, 2009. 2,50X1,50m Carolina Velasquez

 
PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ








Título: Exu. 2008. Escultura. Dimensões: 1,10 X 0,70 X 0,20 m. Material: tecido e espuma. Carolina Velasquez.




                                        PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ
             
Carolina produz instalações que simulam rituais que envolvem sua propria pessoa através do boneco florido crucificado, este é exposto na cidade de São Paulo em lugares públicos;




Instalação MEU CORPO COMO UM EBÓ.2012. Carolina Velasquez

Obra exposta na Caldeira principal da Casa das Caldeiras. O público foi convidado a entregar uma oferenda ao  Orixá Oxum, através da entrega de flores aos pés da escultura crucificada.

PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ

Pesquisa da inserção de objetos e de seu corpo na paisagem produzindo relações através do contraste de materiais, suas cores e principalmente da justaposição de suas essências.



Frame do vídeo A MULHER, O MAR E OUTRAS NATUREZAS, projetado em Exposição novembro de 2012. Casa das Caldeiras







Escultura. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Feltro, linha e miolo de boneca






Escultura. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Feltro, linha e miolo de boneca




FOTOGRAFIA. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Mar,  Feltro, linha e miolo de boneca






FOTOGRAFIA. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Paisagem, Feltro, linha e miolo de boneca


       Portifolio CAROLINA VELASQUEZ

      
          Série em Fotografia e video. A MULHER, O MAR E OUTRAS NATUREZAS. 2012

Aí estava o mar, a mais ininteligível das existências não-humanas. 
ali estava a mulher, de pé, o mais ininteligível dos seres vivos. 
Como o ser humano fizera um dia uma pergunta sobre si mesmo, tornara-se
 o mais ininteligível dos seres onde circulava sangue.Ela e o mar.
Só poderia haver um encontro de seus mistérios se um se entregasse ao outro:
 a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança com que se 
entregariam duas compreensões.
Lóri olhava o mar, era o que podia fazer. Ele só lhe era delimitado pela linha do
horizonte, isto é, pela sua incapacidade humana de ver a curvatura da terra.
Deviam ser seis horas da manhã. O cão livre hesitava na praia, o cão negro. 
Por que é que um cão é tão livre? Porque ele é o mistério vivo que não se indaga.
 A mulher hesita porque vai entrar.
Seu corpo se consola de sua própria exigüidade em relação à vastidão do mar
porque é a exigüidade do corpo que o permite tornar-se quente e delimitado, e o 
que a tornava pobre e livre gente, com sua parte de liberdade de cão nas areias. 
Esse corpo entrará no ilimitado frio que sem raiva ruge no silêncio da madrugada.
A mulher não está sabendo: mas está cumprindo uma coragem. Com a praia
vazia nessa hora, ela não tem o exemplo de outros humanos que transformam a entradano mar em simples jogo leviano de viver. Lóri está sozinha. O mar salgado não é sozinho porque é salgado e grande, e isso é uma realização da Natureza. A coragem de Lóri é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir, e agir sem se conhecer exige coragem.

Trecho do livro UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES de Clarice Lispector








  
PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário