PORTIFÓLIO
CAROLINA VELASQUEZ.JAN/2013
Carolina Velasquez, brasileira, nascida em 1978, vive e trabalha em São
Paulo
Formada em Artes Visuais pela Unesp, em 2002. Tem sua produção artística
estruturada pela relação vida pessoal e a arte.
Analisa a influência de símbolos e arquétipos em suas imagens e pesquisa
a influência e significado dos mesmos sobre os tipos humanos pela Análise Junguiana.
Carolina reconstrói seus sonhos através de pinturas, esculturas, videos
e fotografias.
Filha de Bolivianos, tem uma nítida influência da paleta de cores
Latina, utiliza flores de plástico, fitas de seda, lantejoulas, montando
composições marcadas pelas cores.
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CAROLINA VELASQUEZ
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Desenho digital desenvolvido apra o Instituto ALANA. 2013 |
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Desenho digital desenvolvido apra o Instituto ALANA. 2013 |
Detalhe da Pintura SANTA.2012. 160 X 110 cm.Carolina Velasquez
Pintura instalada em alcova na Casa das Caldeiras. Exposição nov 2012.
Trabalha temas do cotidiano, como as contradições do ser feminino na
história da sociedade (
Pintura A SANTA, vídeo e série de
fotos O CORAÇÃO, O MAR E OUTRAS NATUREZAS).
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CAROLINA VELASQUEZ
Possui produção de Murais – Pintura em lugares públicos. Intervenção
urbana FLORESTA DE SÍMBOLOS. Em parceria com o artista Felipe Ruído.
Parte de Mural Pintura realizado no Centro da Cidade de São
Paulo. Dimensão Total: 23 metros. 2012. Spray e látex s/ concreto. Carolina
Velasquez. FLORESTA DE SIMBOLOS
PINTURAS – DESENHOS
PRIMÓRDIOS.2012. Acrílica s/ tela. 1,40 X 1,70 m. Carolina
Velasquez
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CAROLINA VELASQUEZ
Desenvolve atualmente a produção do PANTEÃO do IMAGINÁRIO, com o objetivo
de recriar seres primordiais presentes em diversos mitos de criação do mundo e
outros inexistentes na história dos símbolos. Estes seres em sua maioria tem
formas fantásticas e antropomórficas, alguns em grande dimensão.
Boi
O trabalho da artista busca lugares públicos e interação com o público,
tem um visual e material lúdico, como o tecido feltro e o recheio “miolo de
boneca”
Desenvolve seus trabahos através da linguagem do Carnaval ( tem pesquisa
nos diversos tipos: Brasileiro – SP/ RJ e Nordeste, Europeu e Bolíviano; como
se o conjunto de sua obra fizesse parte de um grande cortejo
Obra TOURO. Pintura digital. 2011. Carolina Velasquez
Imagem ampliada e colada em madeira, posteriormente. Dimensão
140 X 1,40 m
PINTURAS Lambe -
lambe
(…) As coisas têm
corpo. Espaço penetrável de passagem. Nos trabalhos de Carolina Velasquez,
mesmo a pintura é penetrável, participante, herdeira de ludicidade, como se a
cor, o ser, o símbolo, a linha, os suportes de papelão ou madeira de suas
pinturas quisessem brincar com o nosso aparente distanciamento. Nossa
transcendência diante de sua bidimensionalidade. Como em Miró, Dubuffet e
Basquiat, a pintura de Carolina tem urgência de comunicação, é anti-clássica,
persegue o fabuloso, o cotidiano, o memorial, parece pedir a participação.
Pedir imanência. (…)
Trecho de texto assinado pelo escritor Marcelo Maluf. Título: O corpo pede passagem
em Carolina Velasquez
Estas obras tem base na comunicação entre a obra e o
público, é uma comunicação através dos sentidos, passa pela palavra e vai até o
corpo do espectador. Por isso, há a necessidade da obra existir em lugares de
passagem, de permanência das pessoas em grupos , lugares onde não seja comum a
exposição de objetos de arte e pinturas -
murais.
Pinturas -murais: Técnica
de colagem sobre madeira ( Lambe –Lambe) de 2 X 4 metros
Média de tamanhos pretendidos: 2 x 4 metros de altura
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CAROLINA VELASQUEZ
Jacaré de chita – 1,70 X 0,40X 0,30 m. de 2009. Escultura.
Carolina Velasquez
Obra ESTANDARTE, 2009. 2,50X1,50m
Carolina Velasquez
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Título: Exu. 2008. Escultura. Dimensões: 1,10 X 0,70 X 0,20 m.
Material: tecido e espuma. Carolina Velasquez.
PORTIFOLIO CAROLINA VELASQUEZ
Carolina produz instalações que simulam rituais que envolvem sua propria
pessoa através do boneco florido crucificado, este é exposto na cidade de São
Paulo em lugares públicos;
Instalação MEU CORPO COMO UM EBÓ.2012. Carolina Velasquez
Obra exposta na Caldeira principal da Casa das Caldeiras. O público foi
convidado a entregar uma oferenda ao
Orixá Oxum, através da entrega de flores aos pés da escultura
crucificada.
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CAROLINA VELASQUEZ
Pesquisa da inserção de objetos e de seu corpo na paisagem produzindo relações
através do contraste de materiais, suas cores e principalmente da justaposição
de suas essências.
Frame do vídeo A MULHER, O MAR E OUTRAS NATUREZAS, projetado em
Exposição novembro de 2012. Casa das Caldeiras
Escultura. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Feltro, linha e miolo
de boneca
Escultura. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Feltro, linha e miolo
de boneca
FOTOGRAFIA. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Mar, Feltro, linha e miolo de boneca
FOTOGRAFIA. 2012.Carolina Velasquez. 100 X 37 cm. Paisagem, Feltro,
linha e miolo de boneca
Portifolio
CAROLINA VELASQUEZ
Série em Fotografia e video. A MULHER, O MAR E OUTRAS
NATUREZAS. 2012
Aí estava o mar, a mais ininteligível das existências não-humanas.
ali estava a mulher, de pé, o mais ininteligível dos seres vivos.
Como o ser humano fizera um dia uma pergunta sobre si mesmo,
tornara-se
o mais ininteligível dos seres onde circulava sangue.Ela e o mar.
Só poderia haver um encontro de seus mistérios se um se entregasse ao
outro:
a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança
com que se
entregariam duas compreensões.
Lóri olhava o mar, era o que podia fazer. Ele só lhe era delimitado pela
linha do
horizonte, isto é, pela sua incapacidade humana de ver a curvatura da
terra.
Deviam ser seis horas da manhã. O cão livre hesitava na praia, o cão
negro.
Por que é que um cão é tão livre? Porque ele é o mistério vivo que
não se indaga.
A mulher hesita porque vai entrar.
Seu corpo se consola de sua própria exigüidade em relação à vastidão do
mar
porque é a exigüidade do corpo que o permite tornar-se quente e
delimitado, e o
que a tornava pobre e livre gente, com sua parte de liberdade de
cão nas areias.
Esse corpo entrará no ilimitado frio que sem raiva ruge no silêncio
da madrugada.
A mulher não está sabendo: mas está cumprindo uma coragem. Com a praia
vazia nessa hora, ela não tem o exemplo de outros humanos que
transformam a entradano mar em simples jogo leviano de viver. Lóri está
sozinha. O mar salgado não é sozinho porque é salgado e grande, e isso é uma realização da
Natureza. A coragem de Lóri é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir, e agir
sem se conhecer exige coragem.
Trecho do livro UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES de Clarice
Lispector
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CAROLINA VELASQUEZ 2013
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